Trilha sonora da leitura

sábado, 17 de novembro de 2012

Garota Replay - Tammy Luciano


 


Sinopse: Thizi é uma garota do bem, apaixonada pela vida. Mas, após uma madrugada trágica, sente que tudo à sua volta desmorona. Descobre que Tadeu, seu namorado, beijou uma garota em uma noitada e quebrou o nariz de Tito, melhor amigo de Thizi, quando soube que ele fotografou a prova da traição. Na mesma noite, Tadeu dirigiu bêbado e causou grave acidente, que deixou o amigo Gabiru em coma. Em meio a tanta decepção, Thizi encontra uma Replay de si mesma, uma igual. Agora, não mais a única do planeta, ela se sente a pessoa mais solitária do mundo e precisa entender que só o amor tem o poder de provocar as melhores mudanças. Garota Replay trará reflexões para desvendar os segredos da vida de Thizi. E da sua também...


  


 http://skoob.s3.amazonaws.com/livros/160914/GAROTA_REPLAY_1330700714P.jpg
Thizi é uma carioca linda, rica e praticamente sem pais. Ela sempre foi uma garota sem problema algum e ao contrário do senso comum, ela não reclamava por isso e sim aproveitava. Infelizmente, como na vida real, a vida de Thizi desaba do dia para noite.
Seu namorado, Tadeu, beija outra garota em uma festa que ela resolveu não ir e seu melhor amigo, Tito [ meu personagem favorito], fotografa para que ela possa finalmente acreditar no que todos  já diziam. Porém para ajudar ainda mais essa história toda enrolada, o Tadeu, que é um idiota, bebeu mais do que deveria e bate o carro com Gabiru. Ambos agora estão internados e Gabiru está em coma.
Para ajudar nisso tudo, Thizi descobre ainda que Tadeu deu um soco em seu melhor amigo e que ela é o assunto mais comentado do twitter.

 "[...] no mundo verdadeiro mocinhas de verdade são abandonadas, cachorros sofrem maus-tratos e finais felizes contamos nos dedos [...]"- Página 38

Cansada dessa realidade dark, ela resolve ir a uma balada com seu carro novo e começa a se sentir melhor, até que ao dançar encontra uma igual a ela, com cabelo melhor, pele melhor, se divertindo demais e rodeada de amigos; o  primeiro pensamento de Thizi , além do choque obvio, é como ela poderia ser bonita.
Quando a garota vai ao banheiro, ela vai atrás e a garota apenas a chama de idiota.
"[...]Agora eu tinha duas certezas: a moça sabia que existia alguém ali igual a ela, e mais ela não gostava mesmo de mim. " - Página 36

Thizi nos mostra sua realidade e aquilo que acredita estar passando de forma encantadora, cheia de defeitos ela é uma mocinha que no começo me fez querer entrar no livro apenas para matá-la e no final me fez até gostar um pouquinho dela [ mas só um pouquinho, rs]. É muito difícil ser indiferente a ela.
O que fez com que o livro perde-se apenas um pontinho comigo foram as reações de mocinha frágil da Thizi no começo do livro.
Se observamos o livro nas entrelinhas vemos várias reflexões propostas, a mais clara, creio, seria "O quê você faria se sua vida mudasse da noite para o dia e existisse uma pessoa igual a você só que melhor?" . E isso é algo muito interessante de se observar em um livro [ a história superficial e as entrelinhas]. Tammy nós coloca nesse universo balado do Rio de Janeiro com uma facilidade que eu só posso descrever como nata.
Outra coisa que fez o livro perder o mesmo pontinho comigo foi o Tito, poxa, ele é meu personagem favorito, e ele sofre tanto mas tanto. Entre aspas claro [ entendedores entenderam]. Mas ele no começo do livro é tão irritante, que creio que ocorreu o mesmo que ocorreu com a Thizi, não gostei no começo, mas amei no final, apenar de ter amado mais o Tito.
Outro fato que preciso comentar é como a vida e o jeito dos personagens co- principais é bem trabalhada, creio que  posso apontar cada um na rua.
Indico o livro para quem gosta de YA, realismo, afinal ele não é um livro muito feliz, e claro uma boa narrativa.
Beijos!

4 comentários:

  1. Larissa, muito obrigada pelo carinho com Garota Replay. Fico feliz que curtiu o livroooo!!! Muito sucesso para o Blog!!!
    Bjinhos. Tammy
    www.tammyluciano.com.br
    @tammyluciano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tammy, obrigada pelo carinho com o Blog e com seus leitores.
      Beijos

      Excluir
  2. Adorei ler Garota Replay, foi uma surpresa muito agradável conhecer os personagens da Tammy.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário! Volte sempre!