Trilha sonora da leitura

sábado, 17 de novembro de 2012

Garota Replay - Tammy Luciano


 


Sinopse: Thizi é uma garota do bem, apaixonada pela vida. Mas, após uma madrugada trágica, sente que tudo à sua volta desmorona. Descobre que Tadeu, seu namorado, beijou uma garota em uma noitada e quebrou o nariz de Tito, melhor amigo de Thizi, quando soube que ele fotografou a prova da traição. Na mesma noite, Tadeu dirigiu bêbado e causou grave acidente, que deixou o amigo Gabiru em coma. Em meio a tanta decepção, Thizi encontra uma Replay de si mesma, uma igual. Agora, não mais a única do planeta, ela se sente a pessoa mais solitária do mundo e precisa entender que só o amor tem o poder de provocar as melhores mudanças. Garota Replay trará reflexões para desvendar os segredos da vida de Thizi. E da sua também...


  


 http://skoob.s3.amazonaws.com/livros/160914/GAROTA_REPLAY_1330700714P.jpg
Thizi é uma carioca linda, rica e praticamente sem pais. Ela sempre foi uma garota sem problema algum e ao contrário do senso comum, ela não reclamava por isso e sim aproveitava. Infelizmente, como na vida real, a vida de Thizi desaba do dia para noite.
Seu namorado, Tadeu, beija outra garota em uma festa que ela resolveu não ir e seu melhor amigo, Tito [ meu personagem favorito], fotografa para que ela possa finalmente acreditar no que todos  já diziam. Porém para ajudar ainda mais essa história toda enrolada, o Tadeu, que é um idiota, bebeu mais do que deveria e bate o carro com Gabiru. Ambos agora estão internados e Gabiru está em coma.
Para ajudar nisso tudo, Thizi descobre ainda que Tadeu deu um soco em seu melhor amigo e que ela é o assunto mais comentado do twitter.

 "[...] no mundo verdadeiro mocinhas de verdade são abandonadas, cachorros sofrem maus-tratos e finais felizes contamos nos dedos [...]"- Página 38

Cansada dessa realidade dark, ela resolve ir a uma balada com seu carro novo e começa a se sentir melhor, até que ao dançar encontra uma igual a ela, com cabelo melhor, pele melhor, se divertindo demais e rodeada de amigos; o  primeiro pensamento de Thizi , além do choque obvio, é como ela poderia ser bonita.
Quando a garota vai ao banheiro, ela vai atrás e a garota apenas a chama de idiota.
"[...]Agora eu tinha duas certezas: a moça sabia que existia alguém ali igual a ela, e mais ela não gostava mesmo de mim. " - Página 36

Thizi nos mostra sua realidade e aquilo que acredita estar passando de forma encantadora, cheia de defeitos ela é uma mocinha que no começo me fez querer entrar no livro apenas para matá-la e no final me fez até gostar um pouquinho dela [ mas só um pouquinho, rs]. É muito difícil ser indiferente a ela.
O que fez com que o livro perde-se apenas um pontinho comigo foram as reações de mocinha frágil da Thizi no começo do livro.
Se observamos o livro nas entrelinhas vemos várias reflexões propostas, a mais clara, creio, seria "O quê você faria se sua vida mudasse da noite para o dia e existisse uma pessoa igual a você só que melhor?" . E isso é algo muito interessante de se observar em um livro [ a história superficial e as entrelinhas]. Tammy nós coloca nesse universo balado do Rio de Janeiro com uma facilidade que eu só posso descrever como nata.
Outra coisa que fez o livro perder o mesmo pontinho comigo foi o Tito, poxa, ele é meu personagem favorito, e ele sofre tanto mas tanto. Entre aspas claro [ entendedores entenderam]. Mas ele no começo do livro é tão irritante, que creio que ocorreu o mesmo que ocorreu com a Thizi, não gostei no começo, mas amei no final, apenar de ter amado mais o Tito.
Outro fato que preciso comentar é como a vida e o jeito dos personagens co- principais é bem trabalhada, creio que  posso apontar cada um na rua.
Indico o livro para quem gosta de YA, realismo, afinal ele não é um livro muito feliz, e claro uma boa narrativa.
Beijos!

4 comentários:

  1. Larissa, muito obrigada pelo carinho com Garota Replay. Fico feliz que curtiu o livroooo!!! Muito sucesso para o Blog!!!
    Bjinhos. Tammy
    www.tammyluciano.com.br
    @tammyluciano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tammy, obrigada pelo carinho com o Blog e com seus leitores.
      Beijos

      Excluir
  2. Adorei ler Garota Replay, foi uma surpresa muito agradável conhecer os personagens da Tammy.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Eu amei os personagens da Tammy tbm!

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário! Volte sempre!