Trilha sonora da leitura

domingo, 11 de novembro de 2012

O toque da morte - Charlaine Harris



Sinopse: "Nos cinco contos reunidos em "O toque da morte", algumas histórias são leves, outras, mais sérias, mas todas revelam uma faceta até então desconhecida de Sookie. Em “Poeira mágica”, ela é intimada a ajudar a elucidar o assassinato de Claudette, uma das fadas trigêmeas, e encontrar o culpado. Em “A noite do Drácula”, Eric convida Sookie para uma festa no Fangtasia em homenagem ao aniversário de Drácula – um evento que deixa Eric a mil por hora. Será que o Conde vai aparecer? Em “Resposta curta”, o demoníaco advogado senhor Cataliades chega de surpresa na casa de Sookie para dar a notícia da morte de sua prima Hadley. E ele não está sozinho… “Questão de sorte” é uma divertida história que se passa em Bon Temps. Uma série de sabotagens está deixando os corretores de seguro da cidade enlouquecidos, e Sookie, junto com a bruxa Amélia Broadway, tem a missão de descobrir o que – ou quem – está por trás disso. No conto que fecha o livro, “Embrulhado para presente”, Sookie lamenta ter de passar a véspera de Natal sozinha. Até que recebe a visita surpresa de um lobisomem ferido, que lhe oferece um ótimo presente… Como a própria dedicatória do livro diz, O toque da morte foi feito especialmente “para os que querem Sookie até a última gota”. 

 " Ler mentes não é tão simples quanto parece. A chave para induzir o pensamento certo é fazer a pergunta certa.[...]" Página 21


Contém Spoiler para quem ainda não leu " Procura-se um vampiro."
Conto 1 : Poeira Mágica.
Claude, Claudine e Claudette trabalhão em uma boate, até que em uma noite Claudette foi encontrada morta, ou melhor, sua poeira mágica.
Para solucionar esse mistério, eles [ Claude e Claudine] sequestram todos os funcionários e pedem a Sookie para que leia a mente deles...
Quem será o verdadeiro assassino e qual sua motivação? Isso é coisa para Sookie te contar!
O conto foi meu segundo favorito, porque apesar de conter um pouco de violência ele tem partes muito cômicas.
O que o fez perder pontos comigo foi apenas o fato de apesar de ter uma lógica eu não consegui entrar 100% nessa lógica e acabei me perdendo um pouco na história.

Spoiler: Se passa antes dos acontecimentos de "Olhos de Pantera"
Conto 2: A noite do drácula
Eric apesar de ser um vampiro viking com séculos de idade acredita que o drácula exista assim como crianças acreditam no Papai Noel, e como diz a lenda, a cada ano o verdadeiro drácula escolhe uma festa para ir.
Neste ano Sookie foi convidada a festa e um Drácula autointitulado  aparece...
Com a ajuda de Pam ela descobrirá se esse é ou não é o mais temido e conhecido vampiro da história.

Apesar da autora dizer que é o conto que ela acha mais divertido, tirando as cenas do Eric e da Sookie e alguns comentários engraçados entre a Sookie e a Pam, não vi qualquer coisa diferente ou graça maior.
Infelizmente o conto se tornou previsível e não me prendeu, além de não ter um enfoque bem trabalhado. Fui com altas expectativas e me decepcionei.

Contém spoiler para quem ainda não leu "Olhos de Pantera".

Conto 3: Resposta Curta
Como se a morte de sua prima Hadley não fosse notícia suficiente, ela ainda vem dada por um advogado demoníaco chamado Cataliades, com um motorista muito estranho e um certo passageiro inesperado...
Esse foi um conto que pensei que não iria gostar ou que seria de uma leitura lenta, e, no entanto assim como "A noite do Drácula " me surpreendeu negativamente , esse me surpreendeu positivamente.
O modo como Sookie está forte nesse conto e como ela enfrenta a tudo e a todos foi algo delicioso de se ler, além do fato dele contar com várias pequenas surpresas. *--*

Contém spoiler para quem ainda não leu "All Together Dead"

Conto 4: Questão de sorte
Na cidade nada pacata de Bons Temps os corretores estão sendo sabotados, tudo dá errado e sempre seus seguradas estão com problemas, além deles não conseguirem novos.
Com a ajuda da bruxinha Amélia Broadway Sookie terá que resolver mais esse mistério.
Como pode alguém roubar a sorte de outro alguém?
O conto é envolvente e foi meu favorito, porque a conclusão não foi óbvia apesar de ser previsível.
Amélia traz uma dose de humor e misticismo a esse conto e por isso se tornou minha personagem principal nesse caso. Do seu jeito atrapalhado e magico.

Spoiler: Antes de “Dead and gone”
Conto 5: Embrulhado para presente
É natal e nossa querida Sookie está sozinha, naquela depre natalina que isso causa, com tudo pronto e sem querer ligar para ninguém.
Ela se lembra de ter ouvido um barulho lá fora e agora, sem nada para fazer, resolve investigar. É quando encontra um belo homem nu, totalmente machucado e de forma quase indiferente o leva para casa. Descobrindo então que na realidade ele é um lobisomem procurado e que agora ela terá que esconde-lo.
Esse é o conto que contém mais romance, e apesar de ser bonitinho, novamente eu me deparei com a situação de conseguir entender de certa a forma a lógica mas sem entrar nela totalmente, por isso não foi o meu conto favorito nem o que eu menos gostei.

O livro em geral:
Narrado em primeira pessoa, como todas as obras sobre a Sookie, ele é um dos poucos em que essa narração se torna a melhor possível.
Apaixonada como sou pela série não poderia deixar e compra-lo, ele apenas me decepcionou um pouco, porque acreditei que iria simplesmente amar todos os contos e não foi isso que ocorreu.
Ele é um livro que eu indico para quem já teve a possibilidade de ler todos os livros da série, ou pelo menos a maioria, porque apesar dele explicar os personagens isso se torna um Spoiler e tanto.
Escrito entre um livro e outro ele nós da aquele gostinho de quero mais, ou seja, no meu caso, aquela vontade de reler os livros da onde eles saíram ou quais eles precederam.
Eu li até a última gota da Sookie, agora é com vocês.
Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! Volte sempre!