Trilha sonora da leitura

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Agridoce - Simone O Marques



 Sinopse: Anya é uma garota comum, estudante de gastronomia e que mora em Florianópolis. Certa noite, ao passear pela praia ela sente um aroma que a atrai terrivelmente, um perfume, uma mistura de fragrâncias que mexe com todos os seus sentidos. Na noite seguinte ela e vê perseguida pelo aroma e descobre que ele vem do corpo de um belo banhista que sai do mar. Cedendo ao impulso, ela vai até ele. Surpreendendo-o, ela o lambe e encosta o nariz em sua pele. Atormentada pelo aroma, ela precisa experimentar, então, alcança seu pescoço e o morde numa veia pulsante. Anya então descobre o prazer de degustar o sangue doce, que a fazia pensar em frutas flambadas, temperado com o sal da água... o sabor agridoce que a desperta para uma necessidade vital que fará parte de sua vida à partir de então, a necessidade de sangue...

http://skoob.s3.amazonaws.com/livros/111193/AGRIDOCE_1330299350P.jpgPrimeiro de tudo esqueça tudo o que você costuma ler sobre vampiros, pressione o botão "restart" e vamos lá. Anya não é uma garota como qualquer outra, ela sempre acreditou que era alérgica ao Sol e por isso sempre estudou em casa até a faculdade, onde pode estudar durante a noite. Porém, não foram só nos estudos de Anya que essa alergia atrapalhou; ela também não tinha amigos e muito menos namorado, já que mal podia sair de casa, devido a tudo isso o melhor amigo de Anya se tornou seu pai, já que sua mãe havia falecido quando ela tinha apenas 6 anos.
Em um dia Anya resolve ir à praia e assim que seus olhos encontram o mar ela vê um lindo rapaz, porém não é a beleza dele que lhe chama atenção e sim o cheiro que o envolve, é uma mistura e fragrâncias únicas, totalmente agridoce, que mexe com o íntimo dela que sempre amou cozinhar e até faz faculdade de gastronomia. Ela não resiste e vai até ele, dentro da água e em um ato impensado, ela o morde e percebe que o delicioso aroma é na verdade o sangue dele.
Ele some deixando-a deriva e fazendo com que ela se afogasse e acordasse tempos depois em um hospital, onde é tratada por Dante, e de onde seu pai consegue retira-la de forma misteriosa, fazendo parecer que ela nunca esteve por lá, com um único detalhe, Dante se lembrava claramente dela.
Ela se sente diferente depois de todo ocorrido e para piorar as coisas recebe a visita de um belo homem chamado Rafael Montequio que se diz ser seu tutor, aquele que vai ensina-la mais sobre o vampirismo. Ela tenta não acreditar, mas é inevitável. Com passar do tempo ela descobre que sua mãe era uma vampira como ela agora é e que existe um grande mistério que cerca a morte da sua mãe e a culpa que três homens carregam: seu pai, Edgar,, seu tio Ivan que era escravo de sua mãe, e seu tutor Rafael.

"[...] ela procurava entender tudo aquilo a partir da história de sua mãe, que pelo visto, colocava aqueles três homens naquela sala, diante dela. [...] de repente precisava saber de tudo, precisava compreender o que havia herdado como poderia lidar com aquilo. Precisava saber por que os três se acusavam de ter falhado com a sua mãe! Precisava saber se havia alguma esperança para ela! Aquilo definitivamente era um pesadelo e estava no meio dele, sem saber como sair. Queria se mostrar forte, mas não conseguia mais fingir. [...]" - Página 72

Agora Anya se vê obrigada a aprender que todo vampiro na realidade sofre de uma doença  onde se necessita de sangue humano, que ao mesmo tempo em que um vampiro despertar um escravo e um antagonista despertam. Um escravo é um humano cujo o sabor do sangue é o melhor para o vampiro e ele tem a necessidade de doar esse sangue assim como o vampiro tem a de receber, nesse caso, Daniel, mais conhecido como barra de chocolate, é quem desenvolve esse papel. E um antagonista é um caçador humano, que desperta para tentar matar o vampiro, que no caso de Anya é um grande mistério.

"[...] Dante levantou o braço inerte e analisou aquelas pequenas cicatrizes mais de perto. Pegou o outro braço e notou as mesmas marcas, eram pequenos cortes, sempre dois a dois, simétricos e ligeiramente côncavos." - Página 215

A história de Anya e sua jornada por se adaptar a ser uma vampira, descobrir sobre sua mãe e muitas vezes enfrentar seu pais super protetor é apaixonante. É impossível largar o livro, pois a cada capítulo surge um novo conflito ou interno, dentro de Anya, ou externo, onde você quer saber a solução o mais rápido possível.
É claro que como quase todas as mulheres, adoro um bom romance, e posso garantir que me fartei, pois parece que a Simone quis roubar todos os caras mais bonitos para esse livro. Ao me deparar com a descrição de Rafael, Daniel e Dante meu queixo simplesmente caiu e a cada nova descrição feita a eles, ele caia mais ainda, é muita perfeição masculina para um livro só!
Mesmo assim o romance, apesar de estar quase sempre presente, não é o único elemento que move a história, pois existe durante o livro todo o amadurecimento de Anya perante sua nova doença e o amadurecimento de todos os personagens secundários.
O que nos leva a outro ponto, adorei o modo como cada personagem foi trabalhado, desde da descrição física, até a emocional, passando por atitudes que comprovassem ou não aquilo que foi dito anteriormente sobre tal personagem. Eles são apresentados em situações diversas e nem sempre o foco de um capítulo é Anya, o que impede do livro se tornar cansativo, ou você enjoar da mocinha.
Agridoce sem dúvidas entrou na minha lista de favoritos e não vejo a hora de ler Cítrico! Indico para qualquer um que goste de uma história diferente, um bom romance e claro vampiros!
Beijos!




4 comentários:

  1. Oi Larissa. Se eu não tivesse lido o livro da Simone, ia sair correndo pra garantir o meu. Eu simplesmente ameiiii o livro. Estou ansiosa por Cítrico. Vamos ver o que ela nos reserva nesse segundo livro da série Sabores do Sangue. Parabéns pela resenha.
    Eykler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato!!! Eu amei amei o livro e vou estar no lançamento de Cítrico sem dúvidas!!
      Obigada,
      Beijos!

      Excluir
  2. Caracas!!
    Sempre vi esse livro, mas caramba até então não tinha me interessado em adquirir, contudo agora eu quero ele para mim!!
    Poxaaa, só sinto ou não, rsrs, por ser uma série a espera me mata!!!
    Beliscões da Mah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Pode correr para comprar que esse eu garanto.Sim, séries acabam comigo também, mas fazer o que?
      Beijos linda!

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário! Volte sempre!