Trilha sonora da leitura

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Sangue Quente - Isaac Marion [ATUALIZADO]

Olá, queridos!
Como muitos já sabem o livro, Sangue Quente, ganhou as telonas pela Paris Filmes e com outro nome, que gerou grande polêmica, “Meu Namorado é um Zumbi".
Tive a oportunidade de ir conferir a primeira cabine do filme que aconteceu hoje, dia 18, logo em seguida de ter lido o livro, por isso a comparação foi enorme... Primeiro vou deixar aqui a resenha do livro, depois a do filme, depois a comparação e por fim, mas não menos importante, uma surpresa ótima para vocês!!

Sinopse do livro: R é um jovem vivendo uma crise existencial - ele é um zumbi. Perambula por uma América destruída pela guerra, colapso social e a fome voraz de seus companheiros mortos-vivos, mas ele busca mais do que sangue e cérebros. Ele consegue pronunciar apenas algumas sílabas, mas ele é profundo, cheio de pensamentos e saudade. Não tem recordações, nem identidade, nem pulso, mas ele tem sonhos. Após vivenciar as memórias de um adolescente enquanto devorava seu cérebro, R faz uma escolha inesperada, que começa com uma relação tensa, desajeitada e estranhamente doce com a namorada de sua vítima. Julie é uma explosão de cores na paisagem triste e cinzenta que envolve a "vida" de R e sua decisão de protegê-la irá transformar não só ele, mas também seus companheiros mortos-vivos, e talvez o mundo inteiro. Assustador, engraçado e surpreendentemente comovente, Sangue Quente fala sobre estar vivo, estando morto, e a tênue linha que os separa.


Com a narração em primeira pessoa conhecemos "R" um zumbi não muito convencional, porém que mantém as características básicas de um zumbi, ou seja, ele faz rawn, anda totalmente torto, sua pele é pálida, e claro, ele adora um bom cérebro repleto de memórias felizes que o faz se sentir menos morto.
Em sua mente existem dois tipos de seres humanos atualmente, os vivos, que ele come, e os mortos, do qual ele faz parte.
Sua vida se resume a andar pelo aeroporto onde mora com outros zumbis, evitar os esqueletos, que são zumbis totalmente maus e decompostos, e as vezes falar com M. seu melhor amigo. Ele não tem muitas lembranças, porém sabe que tem algo errado com o mundo.
Um hábito que R adquire durante sua morte é subir e descer as escadas do aeroporto, é algo que o faz se sentir menos morto, quase normal, e também colecionar coisas, toda vez que ele vai a cidade caçar os vivos ele recolhe algo de que gosta.
"Lembro-me de ser cheio de propósitos, estando o tempo todo em todos os lugares. Agora, estou apenas parado aqui na esteira, me deixando levar. Chego no fim, dou a volta e volto pelo outro lado. O mundo está sendo destilado. Estar morto é fácil."
Em um desses dias que ele está subindo e descendo as escadas, ele se depara com uma outra zumbi e fica a encarando resolvendo se gosta ou não dela. Apos ele decidir ele simplesmente a encontra no final da escada e segura sua mão e depois de alguns parágrafos acontece uma cerimonia onde eles são casados por um esqueleto e recebem duas crianças zumbis como filhas. Sem sentimentos ou complicações, a vida de um Zumbi é simples.
Tudo muda quando em um ataque a cidade ele acaba por devorar o cérebro de Perry Kelvin, um homem que mora na Estádio e sobrevive órfã ao caos zumbi, assim que ele absorve boa parte das memórias de Perry onde uma garota loira é constante, ele olha para frente e se depara com Julie e sabe que apenas precisa protege-la.
Agora ele tem um motivo e um novo sentimento começa a nascer dentro dele, além das memórias de Perry. Então ele começa a buscar cada vez mais pela sua humanidade a tanto tempo perdida.
"Será que é possível ter uma crise de meia-idade sem saber quantos anos você tem? Poderia ter trinta e poucos anos ou talvez nem vinte. Poderia ser mais novo que Julie."
A cima de cada capítulo há uma ilustração de uma parte do corpo, que começa com apenas ossos e com o passar do livro vai criando tecidos e por fim órgãos. Não vou dar spoiler, por isso não posso explicar o significado disso, porém é algo que tem absolutamente tudo haver com o livro.
R o personagem principal é muito bem estruturado e a visão dele sobre o mundo é uma pura crítica a sociedade, ele fala da falta de tempo, dizendo que tem excesso dele, fala da correria e da falta de afeto e memórias.
Achei muito bacana também, os zumbis esquecerem-se de tudo, desde como se anda e fala até como se lê ou se dirige.
O romance que se desenvolve entre Julie e R é devido apenas as memórias que Perry tem dela é não é o foco do livro, pois ele se foca na busca da humanidade existente em R e na busca dele por ser uma pessoa melhor, por viver.
É uma história simplesmente apaixonante que você não consegue largar até terminar, o modo como Isaac conduz a trama, misturando lágrimas e risos, é simplesmente fantástico.
E então temos a adaptação por cinema...
Resumo da trama: " O protagonista é R (Nicholas Hoult), um zumbi tentando se adaptar à sua nova condição. Ele não faz ideia do que aconteceu, quem ele era ou mesmo seu nome. Em uma caçada pelas ruínas de uma cidade, flashes da sua vida surgem. São lembranças vívidas adquiridas que o consomem e, em meio a esta crise existencial, encontra Julie (Teresa Palmer), uma garota humana que ele precisa proteger desesperadamente. Mas R não sabe de onde veio este sentimento, nem quem realmente é."


O filme começa com R no aeroporto e com ele mesmo contando como se sente e o que ele é, mostra ele subindo as escadas do aeroporto e vagando sem rumo, até esbarrando em alguém de vez enquanto. R  também nos apresenta M e diz que eles as vezes " conversão" então mostra eles fazendo rraawn e é uma cena bem engrançada fazendo você começar o filme de bom humor.
Logo em seguida a cena é cortada e é apresentado o Estadio, onde os poucos humanos sobreviventes moram e vivem, e ai aparece Perry caminhando junto com Julie e Nora.
O filme vai se desenvolvemendo em ritmo médiano alternando entre partes da vida de R, o avião onde ele mora, a rotina que ele tem, e o Estadio onde Julie mora e a rotina que existe lá.
Na hora que existe o conflito grupo de Judie vs. Zumbis  R olha para ela e aquela música de romance começa a tocar e tudo indica que o romance começa ai. Só então, depois de Perry ataca-lo ele começa a se alimentar e comer o cerebro de Perry, onde encontra várias memórias sobre Julie e se sente menos morto.
Ele vai narrando toda a experiência e então encontra novamente Julie, que ao se sentir ameaça lança uma faca no peito dele, que nem faz cocegas no mesmo. Então ele passa a protegue-la dos zumbis,incluindo M e a levando ao aeroporto.
E ai começa a trama, onde ele luta para ser humano e ficar com ela e ela luta por poder voltar para casa ao mesmo tempo que quer parar de resistir ao carinhoso zumbi R.
O filme é repleto de cenas de humor e romance, além de algumas de ação e poucas [ quase nenhuma] de drama. Eu gostei bastante do filme, ele é bem leve e se desenvolve de forma deliciosa, além claro de passar a estória de R e Julie.
Gostei bastante da escolha do elenco, porque apesar de Isaac não dar muitos detalhes físicos dos personagens, os autores escolhidos parecem se encaixar perfeitamente, com excessao ao pai de Julie que imaginava um pouco diferente, porém a escolha faz sentido e ele trabalha muito bem.
É um filme para quem gosta de comédia, de romance e de um pouco de ação, porém não tem carneficina como nos filmes comuns de zumbis.
Super recomendo o filme, porém.....
Comparando o filme com o livro: parecem dois pontos de vista da mesma história, enquanto o livro puxa para reflexões sobre o ser humano atualmente, críticias sociais válidas, o filme puxa para o humor, tornando- se um tanto quanto raso.
O livro e o filme são completamente diferentes, é claro que em algumas partes eles se esbarram, porém na maior parte eles são bem diferentes.
Diferenças principais:
Agora,vamos a parte que vocês adoram?
SORTEIOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!
Vamos as regrinhas: É obrigatório ter endereço de entrega em território nacional assim como seguir o blog Open Door of Creation e curtir a página oficial do filme “Meu Namorado é um Zumbi" no Facebook. Ao participar você está de acordo com os termos. Em caso de não realização dos termos outro sorteio será realizado. O sorteio é realizado pelo Rafflecopter e qualquer dúvida pode ser deixada nos comentários. 
 a Rafflecopter giveaway
Parabéns a Kesia Cristina e a Silvia Aparecida Marcondes!! Entrem em contato!




Sim, ele é um SUPER poster!


16 comentários:

  1. Desde o primeiro momento que li uma resenha sobre esse livro, dei pulos de gargalhada!

    Porque será que comparei ao Crepúsculo?

    Mas que bom que é praticamente uma comédia, porque senão já diria que os adolescentes de plantão estão com algum problema sério!

    Se apaixonam por vampirs e só faltavam zumbis pra tudo virar uma verdadeira comédia!

    Muito bom a resenha, deu vontade de ler e assistir, lógico que ler primeiro né!

    Valeu pela dica, só não participo do sorteio porque não tenho espaço para colocar o banner! Mas é legal! Beijão!

    http://bellaletra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então é bem engraçado e confesso que eu também comparei a Crepúsculo antes de ler e achei que o filme seria extremamente parecido só que com zumbis, porém ele vai por lado engraçado da coisa e não fica apelativo nem repetitivo como essa saga. É MUITo bacana de verdade! Ao mesmo tempo que o livro é BEM profundo o filme é engraçado e eu achei muito legal ver isso!
      É um poster grande, mas você pode guardar simplesmente, hahaha
      Obrigada! Um beijo!

      Excluir
  2. Eu estou looooooooouca por esse filme. E amei o poster, mas não dá pra participar do sorteio :S

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A que bom! E o sorteio abre amanhã as 12:00, não se preocupe!

      Excluir
  3. Eu estava realmente julgando muito mal esse livro. Tenho um probleminha com zumbis e o modo como acho que eles servem para carnificina (adoro Left 4 dead), mas tratando-se de algo com a profundidade que você falou, fiquei com vontade de ler. Adoro livros que abordam temas do tipo.
    O filme ainda não me atrai tanto, apesar de eu ter certeza de que deve ser bem engraçado...
    Enfim. Adorei o post!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! Eu também tinha, sério, porém eu achei ótimo o livro é super bacana e o filme tambem, apesar de ser de modo diferente do livro!
      Beijos!

      Excluir
  4. Oieee! Adorei suas impressões sobre o filme e sobre o livro. Eu conhecia a história, mas nunca me interessei muito por lê-la, pois tenho trauma de zumbis, mas acho que tá na hora de dar uma chance né? Vi os trailers e a história pra cinema parece realmente valer a pena. Valeu pela dica! =)
    Bjos Lari e inté amanhã!
    Lilo
    Redenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está sim! Vem dia 3 no evento de lançamento do filme na martins e vê o filme dia 8!!1
      Beijos!

      Excluir
  5. Quero muito ler esse livro e assistir o filme também pois adorei o trailer, achei que eles puxaram bem para o humor mesmo. Não gostei de terem mudado o nome, mas fazer o que né.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, quanto ao nome concordo, mas vai ver sim!! Vale a pena!

      Excluir
  6. Ainda não lí o livro, mas pretendo, pois parece uma história original e encantadora.

    Sobre o filme, eu me interessei antes mesmo de conhecer a história por causa da Teresa Palmer, que eu amo, mas depois comecei a acompanhar e a curtir ainda mais. Uma pena que a crítica da sociedade e tals não tenha sido transportada para as telonas.

    Mas, vou assistir mesmo assim. Vou ao cinema para me divertir. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena ler o livro, mas vale tipo MUITO a pena ver o filme adorei de mais!
      Beijos.

      Excluir
  7. Olá =]
    Vim dar um conferida na resenha para me preparar melhor para o evento :D
    Gostei muito das resenhas mas fiquei muito curiosa para ler o livro antes do filme, tanto é que já estou vendo se consigo pegá-lo no Skoob! rsrs
    Acho que vou adorar a história, mesmo sendo diferente de livro pra filme! Aaah o filme... deve ser tão fofo *---* estou morrendo de vontade de assistir!!!
    Bem, vou ler mais a respeito e pretendo ler o livro antes mesmo do evento!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz muito bem! Super recomendo isso! Se tiver lido eu conto mais algumas diferenças que não coloquei por ser spoiler!
      Beijos!

      Excluir
  8. Eu já li o livro, e adorei *-*
    E to ansiosa pra assistir o filme, parece que vai ser bem divertido.

    bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário! Volte sempre!