Trilha sonora da leitura

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

A gente ama, a gente sonha - Fabiane Ribeiro

"Num futuro distante, em que a humanidade é completamente diferente daquela que conhecemos, Vanessa depara-se com situações para as quais foi treinada a não se importar: morte, fé, família, amor. Uma mensagem vinda do ano de 2012 é apenas o começo das mudanças em sua vida, que se intensificam quando ela começa a sonhar livremente, o que também era proibido. Em uma narrativa sobre a reinvenção do homem do futuro, dos valores e do mundo, A gente ama, a gente sonha, é um misto de ficção futurista com os dramas atuais da humanidade, que, apesar dos esforços, nunca mudam. As perdas e os sonhos vão levar Vanessa a descobrir um mundo novo e a resgatar sentimentos escondidos em seu peito. Descobrir quem é o rapaz misterioso dos seus sonhos é apenas um de seus problemas, quando, na verdade, amar é o maior crime que ela poderia ter cometido. "


http://skoob.s3.amazonaws.com/livros/244130/A_GENTE_AMAN_A_GENTE_SONHA_1339003651P.jpgVanessa está acostumada a ser definida pela letra R, de rico, sempre foi acostumada a ter que viver em uma bolha que envolve sua casa, usar trajes para sair dela e ir trabalhar em outra bolha. Nunca precisou lutar contra eu próprio corpo chegar a um dos postos de oxigênio ou contra queimaduras solares como Zildhe.

 “De fato, muitas mudanças estavam acontecendo em sua vida. Mas as principais estavam acontecendo no seu interior." - Página 72

Ela sempre teve curiosidade pelos antigos, e ao encontrar um grito de desespero de 2012 em forma de uma humilde mensagem na garrafa seus olhos se abrem para realidade da definição de classes e de seu emprego, afinal como ela cuida da reprodução da espécie convive diariamente com os descartes[abortos] que é obrigada a fazer para classes pobres, além de ver que seu namorado é apenas um amigo, escolhido pelo maquinário [ governo] para ser seu namorado.
Quando sua máquina de sonhos aparentemente pifa e ela começa a sonhar e  mais que isso sentir um grande amor, ao mesmo tempo em que o filho de Zildhe se desenvolve cheio de deformações e ela resolve salva-lo, uma grande mudança passa a ocorrer em Vanessa a ponto até de Vitor, colega de trabalho e amigo, perceber. 

"[...] Se nossos corações nos uniram em um só sonho, e, se esse sonho nos unio no mesmo espetáculo, a vida, que é a maior dádiva, irá ajudar-me a encontra-lo." - Página 73

Ela irá realmente mudar tudo aquilo que sempre acreditou?

Bom isso eu não posso dizer, mas posso dizer que me diverti muito com essa trama futurista e claro com a Lucy, robô de Vanessa, um pouco atrevida e que odeia ser desligada. Adorei as críticas sociais feitas pela autora e que mesmo o livro se passando em um tempo tão futurista são bem para hoje.
Ele me fez refletir sobre várias coisas inclusive o quanto a definição de classes sociais é nítida e o quanto o amor e o afeto às vezes é simplesmente trocado por coisas de "maior valor” como dinheiro, trabalho e status.
Adorei a relação que Nenê, apelido de Vanessa dado por seu irmão, tem com a sua família, já que ela é órfã e passou a cuidar dos irmãos como se fossem seus filhos.
A relação de Vanessa e Vitor também é bem bacana, já que apesar de não serem realmente amigos eles sempre demonstram um pouco de companheirismo que hoje mesmo é difícil de ver. O que me leva a falar da relação de Vanessa e Bernardo, que é bem fria e apenas por comodidade uma vez que o maquinário os uniu.
O final me surpreendeu imensamente e claro, o maquinário também! Afinal ele é bem rigoroso quanto ao dever dos P e M , pobres e miseráveis, que é apenas de servir os mais favorecidos até os 26 anos, que já da tempo suficiente de serviço. Até os fetos são tratados com rigor, apenas o melhor do melhor deve sobreviver.
No começo não gostei muito da narrativa por ser primeira pessoa, mais a história me encantou e com o tempo fui entendendo que não havia outro modo além de ver a história pelos olhos e mente de Vanessa.
De forma geral adorei o livro e creio que seja uma distopia super indicada!
Ps: "Sempre com os olhinhos a brilhar"
Beijos!






4 comentários:

  1. Nossa, eu gostei bastante da sua resenha, hehe
    Mas fiquem em duvida : qual é o papel do robô na história? Porque parece que tem os dois meninos para formar um triângulo e a mensagem vinda de 2012, ai falta o elemento "robô" para completar a trama. rsrsrs se for spoiler não me diz. Outra coisa, ele é independente, né? Não tem editora nenhuma na capa :// Gostei bastante do tema, apesar de não ser chegado a livros do futuro. Sua resenha está ótima. Beijos e parabéns.
    http://descobrindolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então os robôs são exatamente o que parecem ser, eles ajudam as pessoas das classes R e E tanto a organizar o ia quanto a converar e tem pensamentos próprios e tudo mais.
      Então o livro não foi lançado em papel, ele só se encontra em ebook mesmo.
      Que bom que gostou, muito obrigada!
      Beijos!

      Excluir
  2. Hum quero muito ler este livro, tenho o E-book dele, mas sou difícil com ler no computador...então estou esperando para imprimi-lo a qualquer dia...é a primeira resenha que leio e gostei muito..

    Parabéns Lari!

    Beijokas!

    Amor literário: http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então eu demorei bastante para pega-lo para ler, entendo, eu espero que consiga porque ele vale muito a pena.
      Obrigada!
      Beijos!

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário! Volte sempre!