Trilha sonora da leitura

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Procura-se um marido - Carina Rissi



Sinopse:  Alicia sabe curtir a vida. Já viajou o mundo, é inconsequente, adora uma balada e é louca pelo avô, um rico empresário, dono de um patrimônio incalculável e sua única família. Após a morte do avô, ela vê sua vida ruir com a abertura do testamento. Vô Narciso a excluiu da herança, alegando que a neta não tem maturidade suficiente para assumir seu império – a não ser, é claro, que esteja devidamente casada. Alicia se recusa a casar, está muito bem solteira e assim pretende permanecer. Então, decide burlar o testamento com um plano maluco e audacioso, colocando um anúncio no jornal em busca de um marido de aluguel. Diversos candidatos respondem ao anúncio, mas apenas um deles será capaz de fazer o coração de Alicia bater mais rápido, transformando sua vida de maneiras que ela jamais imaginou. Cheio de humor, aventura, paixão e emoções intensas, Procura-se um marido vai fisgar você até a última linha.

Procura-se Um Marido 



" Procura-se um marido para curta temporada. Homem entre 21 e 35 anos, que tenha imóvel próprio e emprego estável, disponível para matrimônio. Boa aparência não é exigida. Apresentação de antecedentes criminais obrigatória. Casamento de aparência. Sexo está excluído do acordo. Paga-se bem no término do contrato. Tratar com Lili pelo telefone..." - Página 76






Alicia no começo do livro é insuportável, tive uma crise logo de cara no livro e meio que empaquei no segundo capítulo de tanta revolta que ela me causou, mas resolvi retomar a leitura para ver se ela aprendia alguma coisa ou pelo menos sofria um pouco, mas ai fui me envolvendo com ela e ela foi cada vez se metendo em maiores confusões e ficando mais perdida e ai eu fui rindo e ficando com a garganta apertada junto com ela. Imaginando as cenas como um filme e entendendo seus motivos. Logo como o previsível, estava apaixonada pelo livro e precisa do final.

Quando seu avô, Narciso, morre deixando para ela um testamento com a exigência de que ela se case para poder ter acesso aos bens, ela se vê perdida, não só pelo dinheiro, mas sim pela ligação que havia entre ela e seu avô, ele era: pai, mãe, amigo e avó. Ela começa a sofrer muito profundamente e mal sabe que isso é apenas o começo.

Desesperada ela faz um anúncio no jornal procurando um marido e depois de muitos e muitos esquisitos, de tudo quando é tipo, ela se depara com Max , um cara pelo qual ela teve ódio instantâneo percebe que é melhor lidar com o que já conhece, por pior que seja, além do que, por trabalharem na mesma empresa eles tem um álibi razoavelmente bom, por isso acaba aceitando, obviamente o cara ser um Deus grego não tem qualquer interferência nessa decisão.
Além de toda essa baderna Alicia é agora ASSISTENTE de secretária e tem uma chefa um tanto quando terrível. Vivendo na sala treze do sétimo andar onde está a copiadora ela se torna um tanto claustrofóbica, rs.

Uma coisa que eu achei MUITO MUITO genial no livro é o modo como Carina coloca criticas sociais, dizendo sobre Mari que convive com garotas que sofrem de anorexia e acaba por se tornar um pouco uma, como Alicia FOGE de ônibus mais que o diabo da cruz e até como o INSS rouba o dinheiro do contribuinte e não faz lá muita coisa.

A narração em primeira pessoa no principio me trouxe muita raiva e depois se tornou apenas incomoda, não gostei de certas partes onde eu sentia a necessidade de fugir da visão da principal e comparar ao “real" por assim dizer. Isso me deu uma certa aflição e curiosidade extrema.
Mas de forma geral Alicia é encantadora, o jeito como ela é rebelde e não tem problemas em jogar tudo para o ar sem nem pensar duas vezes e , claro, o modo como ela repele as diversas investidas de "bom- moço" do advogado de seu avô, Clovis, que ela nunca consegue gostar.

De forma geral o livro é gostoso e leve de se ler, sem ser, claro parado, a narrativa tem um ritmo muito bom, lento nas horas certas [aquelas que você gela até o dedinho do pé] e rápido nas horas de ação [ que te levanta até o maior fio de cabelo]. Carina tem um jeito único e ótimo de contar essa história através de Alicia.
Além de todos os pontos citados acimas temos o relacionamento " pós- morte" por assim dizer de Alicia com o seu avô que é essencial a história e que causa arrepios. Ele aborda toda uma questão espiritual deixada bem aberta no livro e colocada de uma forma bem nítida, fato que adorei.
Espero depois de ter lido o livro poder ter um pouco mais de Alicia, e de toda a liberdade dela. E claro que entrou por meu Hall de livros favoritos.

Beijos!

10 comentários:

  1. Estou louca pra ler esse livro !
    Parabéns pela resenha !
    beijos :]
    modiceselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu super indico, ainda mais porque é nacional!
      Obrigada!
      Beijos!

      Excluir
  2. Larissa! Que resenha linda!! Amei demais!! Vc captou direitinho a essência da Alicia! Obrigadaaaaaaaaa!!!!

    Beijooooos

    Carina

    ps. O que é essa playlist?!! Vou deixar rolar que o som é de primeira!! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo? Muito obrigada, Ca! É uma honra receber um feedback tão positivo, ainda mais sendo seu!
      Eu que agradeço.
      Beijos!!
      Ps. Gostou?! Que bom!

      Excluir
  3. Olá!
    Depois de todas as resenhas que li do livro, acho que já está na hora de comprar hahahahaha.
    Eu perdi a chance de participar do lançamento da Carina aqui no Rio por não saber mto do livro, mas necessito que ela volte para poder comprar e autografar o meu!
    Ótima resenha!
    Beijão!!!


    Beatriz Ramos - @letrasefolhas
    http://www.letrasefolhas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então a dica que eu posso dar é: COMPRE, leia e veja ou converse com a Carina depois, o olhar que você vai ter dela é outro, você vai ficar pensando " como?" porque o livro é muito perfeito.
      Obrigada!
      Beijos!!

      Excluir
  4. Já faz tempo que estou interessada em ler este livro e sua resenha foi tão boa! Poxa!

    Eu não sei como fazer com tantos livros interessantes! E ela tem dois livros que realmente eu quero ler porque as opiniões são ótimas!!!


    Tem selinho no meu blog para você!

    http://eassimestaescrito.blogspot.com.br/2012/12/novo-selinho.html


    Abraços

    Gláucia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro ótimo, e estou querendo Perdida, perdidamente [ com o perdão do trocadilho] e sim são muitos livros e é uma loucura,rs
      Abraços!

      Excluir
  5. Oiee =)
    menina lia a resenha desse livro ontem pela primeira vez e agora a tua rsrs
    Olha vou falar que queria ler o livro depois das resenhas lidas eu quero ter ele para mim.
    me equipendente muito com a Alice, e estou com ela, também não quero casar rsrsrsr

    Beliscões carinhosos da Máh-
    Coisas que me Acontecem
    Felicidades nos Livros
    @Maaria_Silvana


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!
      É? Então a Alice tem várias facetas, concordo com a parte de não querer casar, mas ela é tão complexa que é bem difícil explicar, mas tenho certeza que ela pode ser musa inspiradora para muitas pessoas!
      Beijos!

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário! Volte sempre!