Trilha sonora da leitura

sábado, 1 de dezembro de 2012

10 Canções de Amor - Paulo F.


Sinopse: O livro é um romance de literatura pop que narra a história de Alexandre, que tenta relembrar seus erros e acertos em 5 relacionamentos diferentes (cada um em uma fase da sua vida) e usá-los para salvar seu relacionamento atual. E para isso ele usa como base 10 Cancões de Amor, canções que o fazem lembrar de um passado de cada relacionamento: a primeira vista, o momento de ficar juntos, conhecer a família, ciúmes e muitos outros momentos que todos já viveram.

"Vejo seus rostos novamente, e tento reviver nossas relações procurando entender não só as coisas boas, mas a realidade. E decido que é melhor ir dormir antes de me arrepender." - Página 14

Alexandre é um homem apaixonado que se encontra em uma fase difícil, onde seu trabalho não quer evoluir e seu atual grande amor não quer lhe ouvir e muito menos ser clara.
Ele passa o livro tentando entender seu relacionamento atual, Cristina e o que ele pode fazer para melhorar as coisas. Com a ajuda de 10 canções ele passa a lembrar dos 5 relacionamentos que marcaram sua vida, dos erros e dos acertos.

“Sou um novo homem nessa manhã, embora seja quase de tarde. Agora tenho um objetivo, um ideal, um Santo Graal para encontrar, tão difícil ou impossível quanto o original. Sou um homem em busca do amor de uma mulher. Não de qualquer uma, mas da única, Cristina. Eu a amo. Apesar dos encontros e desencontros sinto que meu destino se funde ao dela, e não posso descansar, devo ser implacável, jurar meu amor e lutar com todas as armas para conquistas esse terreno tão inóspito que é o coração dela." - Página 86

Com o passar do livro a história de Alexandre nos é apresentada com grande desenvoltura e ao mesmo tempo em que há revelações sobre um relacionamento passado, há também sobre o estado atual de sua vida.
Passando por Viviane [ seu primeiro amor], Paloma [ tímida e sua grande decepção], Camylla [ seu grande amor] e Adriane [ seu segundo caso mais complicado] e chegando em Cristina por mais de uma vez, Alexandre é um homem que nos mostra seus sentimentos e como ele sofre em relação a tudo isso, além de se esforçar para sempre ter Cristina.

O livro é narrado em primeira pessoa [ Alexandre], sendo esta no presente quando é algum fato que ocorre naquele momento na vida atual, e no passado quando é algo que ocorreu com alguma antiga namorada, para diferenciar obviamente.
A parte do livro que eu achei que teve maior surpresa e desenvoltura foi o final, porque apesar de todo o ritmo que a história segue, nele há uma grande quebra e uma grande percepção. Ou seja, sem dar spoiler, ele é algo cíclico, e que carrega uma dose de humor e uma dose de realidade.
Paulo F. não é o tipo de escritor que leva o leitor pela mão mas ao colocar o ponto de vista de Alexandre, cria-se um entendimento maior de determinados fatos evitando que o leitor se perca. E ai entramos no único ponto negativo do livro: muitas vezes ao alternar passado/futuro eu quase me perdi, mas o ritmo que isso criou a história valeu a pena a necessidade de maior atenção.

É um livro que eu indico para quem gosta de livros narrados por homens, romances e boas histórias de quase amor eterno.

Beijos. (:


Obs: Saiba mais do escritor aqui

4 comentários:

  1. Parece bom,vou adicionar à lista de desejados no skoob. Parabéns pelo texto =)
    modiceselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pode adicionar, realmente é ótimo e nacional!Obrigada!
      Beijos!

      Excluir
  2. Oi Lari!!

    Relacionamentos são sempre complicados, e acho que a melhor coisa eh aprender com eles e crescer, melhorar. Apesar de ser algo normal, é dificil vermos isso em um livro, acredito que a historia desse deva ser muito boa.

    Parabens pela resenha ;)

    bjoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tati!!
      Concordo plenamente! E eu achei que fosse a única que não via esse tipo de livro,rs!
      Obrigada!
      Beijos!

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário! Volte sempre!