Trilha sonora da leitura

sábado, 16 de março de 2013

Princesa de Gelo - Thayane Gaspar Jorge



http://skoob.s3.amazonaws.com/livros/188986/PRINCESA_DE_GELO_1338575607P.jpg



Ficha Técnica.
Título: Princesa de Gelo
Autor: Thayane Gaspar Jorge
ISBN: 978856558140
Editora: Modo
Número de Páginas: 147
Sinopse: Ela fugia do amor como algo necessário a sua sobrevivência... "Alessa não tinha um coração! Acredite, é verdade! Até nos momentos em que a adrenalina prevaleceu em seu sangue fazendo - o trabalhar mais rápido, ela o negou; deveria ouvi-lo bater ou ao menos senti-lo, mas é como se seu coração não fizesse mais nada além de pulsar o sangue para que o corpo, ligado a uma alma mórbida, continuasse
respirando. Feitiço. Magia. Encanto. Poções. Bruxaria???
-Não! Apenas um coração e sua simplória maldição."



Alessa sempre foi uma garota muito normal, até que em um dia seu coração começou a se transformar, e ao invés de ser aquele músculo pulsante, repleto de sentimentos, ele se tornou uma pedra do mais duro gelo. E quando isso a aconteceu se viu em um lugar diferente de qualquer outro, um lugar dentro dela mesma onde ela sabia que poderia confiar novamente nos outros, mas esse local era cercado de tantas camadas de gelo que ela acreditou que jamais se veria ali novamente. 

“[...] Há coisas as quais não vemos com o par de olhos em nossa face, mas com o coração." - Página 31

Ao chegar ao topo do desespero, no topo da dor, ela não mais suportou e em um dia corriqueiro ficou na escola até muito mais tarde, quando não havia mais ninguém. E com uma lâmina cortou os pulsos deixando o que tinha além do gelo fluir para fora de seu corpo. Para infortúnio dela um jovem chamado Eric Lacrov se depara com a cena e clama por ajuda e ai ela não se lembra de mais nada, até o hospital onde percebe que foi incapaz de se matar. 
Quando ela finalmente volta para escola, com ataduras ao redor dos pulsos todos olham para ela e parece que o gelo apenas cresceu até Eric começar a falar com ela direto e um dia lhe obrigar a lhe ensinar redação, sendo assim, vendo-o todos os dias após as aulas, o gelo começa a ceder, mas um simples garoto poderia acabar com uma camada tão grande e resistente de gelo? Apenas a Alessa poderia lhe responder.

"O barulho dos carros, a movimentação tudo fora suspenso. As palavras dele me hipnotizaram, fizeram-me perder o controle dos movimentos, dos meus pensamentos. Ele acreditava que eu recusaria um beijo. [...]" - Página 25.

Com narração em primeira pessoa, é muito difícil não se envolver nessa trama, pois o leitor é capaz de sentir o gelo que ela sente, de sentir a dor e a tristezas dela, o que torna tudo mais complicado, não apenas para ela, mas também para o leitor.
O livro é tocante de uma forma única, pois ela não quer apenas chocar a sociedade ou ser diferente, ela realmente sente aquilo, aquela dor, e ela quer achar um modo disso parar, é apenas isso, uma garota confusa, não uma completa louca ou ainda alguém que siga "modinhas".
Princesa de Gelo é um livro que posso descrever apenas como intenso, pois não acredito que caiba em nenhuma outra palavra. Pelo seu tamanho é possível ler em pouquíssimo tempo e por isso acredito que se possa viver de forma mais intensa ainda a história proposta. 
Os personagens são bem construídos tanto fisicamente quanto nas características sentimentais, assim como eles também são realistas, pois apesar de tudo Alessa não é uma garota sem emoções, ela apenas não as demonstra, assim como tem opinião própria. Já Eric apesar de gostar de Alessa não faz papel de bobo e muitas vezes pergunta qual o problema dela.
Sem dúvidas, o livro entrou para os meus favoritos, já que ele une romance, adolescência, uma grande pitada de filosofia em poucas páginas e em uma grande história.
Indico para todos que gostam de um bom romance, filosofia e claro, uma garota um tanto quanto complicada.
Beijos!
 

7 comentários:

  1. Oi.

    Já li este livro e gostei muito....Parabéns pela resenha...

    Beijokas!

    Fê!

    ResponderExcluir
  2. Já tinha visto a capa desse livro e achei linda,mas ainda não tinha lido nenhuma resenha. A história parece ser mesmo linda e depois parece que deixa algo para pensarmos.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Sim realmente é super reflexiva! Espero que leia.
      Beijos!

      Excluir
  3. Sabe o que mais me deixou animada quando você leu o livro? É que você veio comentar sobre o Bernardo, e falar suas impressões! Eu gosto muito desse tipo de feed. É verdadeiro e rico para quem escreve. Eu achei a resenha liiiiiiiinda demais! Eu senti uma responsabilidade imensa quando você comprou meu livro. Eu queria que você gostasse, que sentisse algo bom durante a leitura para que eu pudesse, de alguma forma, retribuir todo o carinho e apoio que você tem me dado.
    Muito obrigada! De verdade! Fiquei muito feliz com essas palavras lindas sobre a Princesa de Gelo!
    Beijos
    Thay

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Thay!
      É ótimo também ter esse feedback com vocês autores aqui no blog. Fico muito feliz mesmo, sério. Realmente sua história me tocou, sabe? E eu a achei linda e incrível, e acredito que todos,ou a maioria, que leu possa dizer o mesmo.
      Obrigada você também!
      Beijos

      Excluir
  4. Não preciso nem dizer que eu AMO de paixão esse livro, não é atoa que já li e reli três vezes, pelo computador, manuscrito e impresso! Hahahaha. Eu também acho que o que deve ser sempre ressaltado no livro é a filosofia dele e a sua intensidade! E eu também adoro o lirismo, bem parecido com o da época romântica da literaturra, que ele aborda e tem de início ao fim! Muito bom livro, recomendo e releio sempre! rs

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário! Volte sempre!