Trilha sonora da leitura

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Uma História de Amor e Fúria


Sinopse:
“Uma História de Amor e Fúria” é um filme de animação que retrata o amor entre um herói imortal e Janaína, a mulher por quem é apaixonado há 600 anos. Como pano de fundo do romance, o longa de Luiz Bolognesi ressalta quatro fases da história do Brasil: a colonização, a escravidão, o Regime Militar e o futuro, em 2096, quando haverá guerra pela água. Destinado ao público jovem e adulto com traço e linguagem de HQ, o filme traz Selton Mello e Camila Pitanga dublando os protagonistas. O longa conta ainda com a participação de Rodrigo Santoro, na pele do chefe indígena e de um guerrilheiro.

Em uma mistura entre passado e futuro, amor e fúria, o filme nos leva a conhecer as origens do povo brasileiro, logo nos primórdios da colonização onde os índios que dominavam essas terras. História essa contada por um índio que se torna, por obra de um Deus, um herói que não tem o direito de desistir, por isso é imortal. 

No meio de toda essa história, onde se retrata as sangrentas batalhas que os mais fracos tiveram de travar e muitas vezes perderam, existe um amor, que assim como nosso herói é eterno. O amor que ele sente por Janaina e tanto que dura por diversas vidas dela e a eternidade dele.
Durante todo o filme é possível ver a evolução do personagem demonstrada pela idade dele, que se torna a cada nova missão, mais avançada. Fora isso, se nota um amadurecimento nos traços e no roteiro do filme.
Assim que vi que era uma animação, antes de ler a sinopse ou qualquer coisa do tipo, eu pensei que seria uma animação infantil. Assim que fui ler a sinopse e principalmente depois de ver o filme, acredito que seja indicado para uma faixa etária acima de 16 anos, pois tem várias cenas um tanto chocantes, porém necessárias.
Recomendo que antes de você assistir ao filme se esqueça de toda aquela história que teve como matéria durante a escola, porque sinceramente, tudo é retratado de forma quase oposta aos livros convencionais. Confesso que em muitas partes fiquei chocada e arrepiada, pois existe a sensação de ver a história sendo feita naquele momento em que a projeção toca a tela e o filme realmente se forma. É eletrizante. Fora isso a voz dos personagens e a semelhança deles com os autores é tamanha, que realmente parece que a Camila Pitanga está sendo aquela Janaina que você vê.
Depois do filme houve o bate papo com o diretor que me proporcionou saber muitas coisas, como por exemplo:
- Ele se baseou em cartas escritas pelos jesuítas para o começo do filme.
- O filme demorou 6 anos para chegar ao que é hoje.
- Para manter a equipe motivada as interpretações vocais foram gravadas primeiro e eles desenhavam ouvindo-as. [ Foi uma das informações que achei mais bacana.]
- Como a grande maioria dos desenhos foram feitos no papel, o filme tem mais de 25.000 desenhos.
- Cada desenhista e um coautor do filme.

Amei o filme e pretendo ir ao cinema novamente assim que ele estrear , pois tenho certeza que irei sentir novamente fortes emoções e descobrir muitas outras!
Beijos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! Volte sempre!