Trilha sonora da leitura

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Apátrida



Sinopse: Uma pequena vila na Polônia. Uma menina repleta de vida. Um encontro. Vidas Ceifadas. Sonhos Destruídos. Infâncias Roubadas. As recordações da personagem Irena amarram o leitor na História do Século XX. Baseado no estudo dos fatos que marcaram a época, o palco da narrativa é a conturbada Europa pós Primeira Guerra Mundial, culminando com a eclosão da Segunda Grande Guerra e a destruição que ela provocou na vida de milhões de pessoas. A narradora conduz a exposição em primeira pessoa, e remete o leitor a enxergar, através de seus olhos, o cotidiano a que ficou submetida. É um relato humano, sincero e envolvente que revela a passagem da vida infantil feliz da menina, para o tumulto da existência adulta, cheia de contradições





"[...] Por que não podíamos ser como elas [ crianças], sem preconceitos, rancores e ódios? Por que não deixamos os outros viverem com suas diferenças? Deus não nos deu o livre abítrio? Se alguma coisa vai contra os nossos príncipios, deixamo que as pessoas decidam o que é bom para elas e pronto! A cada um será dado de cordo com a sua porção de sabedoria. Infelizmente, as pessoas não são assim, e em momentos como a guerra, exacerbam os sentimentos de impunidade e fazem valer o que têm de pior dentro delas. Foi o que fizeram. Mataram porque não os aceitaram, sem ter-lhes dado a possibilidade de defesa." - Página 121





A segunda grande guerra é narrada  pelos olhos da polonesa e católica Irene. O livro se inicia antes da guerra contando sobre sua paixão por Jacob e por seus irmãos, principalmente por Maria, narrando sua vida no campo e como apesar de tudo era feliz.
E então antes mesmo de começar a guerra sua vida desmorona quando Jacob se casa com Ewa, Maria morre e tudo parece beirar o precipício.
A guerra começa e ela nem está mais na Polônia e agora terá que tomar muito cuidado para defender sua vida.
O livro tem um ritmo bem lento, coisa que me irritou, e fui começar  a realmente me envolver e gostar da história no final.
Irene no começo é uma mocinha totalmente influenciável e apaixonada, porém ao longo da guerra ela vai crescendo e evoluindo como pessoa. Ela descobre o amor, não o juvenil como o que tinha com Jacob, mas sim um amor calmo e tranquilo.
Grande parte do livro é pura história, seja de como ocorreu, como e onde ou de por qual motivo ocorreu, o que afeta um pouco o desenvolvimento do livro na história de Irena.
Não foi um livro que me agradou muito por causa do ritmo lento, criado pelo fator histórico, e pela própria história de Irena, afinal sempre que eu achava que ela estava começando a se tornar uma pessoa melhor e ter um relacionamento decente algo acontecia. Porém, isso é uma coisa muito pessoal, porque acredito que várias pessoas adorarão o livro pelo mesmo motivo pelo qual eu não gostei.
Beijos.

4 comentários:

  1. Eu li o livro e também não me agradou muito, achei muito devagar, mas ao mesmo tempo gostei um pouquinho, por diversos outros motivos. Amo suas resenhas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sim, o problema é que gosto de livros rápidos. Obrigada!
      Beijos!

      Excluir
  2. Ainda acho um absurdo você não ter gostado desde o início. u_u'
    Uma história trágica, que pelo que os outros falam eu não vou conseguir pegar A menina que roubava livros e mais uns dois livros, porque se não vou secar de tanto chorar. #chorafácil
    Beijos gatinha! s2
    ps: cadê as estrelinhas de classificação?u.ú'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, gostei só no final e não foi muito,rs. Eu li A menina que roubava livros e eu achei muito bom mas não chorei.
      Beijos!
      ps: eu só classifico no skoob, nesse caso dei 2 estrelas.

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário! Volte sempre!