Trilha sonora da leitura

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

A Última Nota - Felipe Colbert e Lu Piras



Sinopse: Quando Alícia Mastropoulos se apresenta pela primeira vez como a principal violinista na Orquestra de sua Universidade, ela não tem ideia dos acontecimentos que este fato desencadeará. Decidida a tocar uma composição inédita deixada por seu falecido avô em vez da música programada, ela se emociona e erra a última nota, mas ninguém parece perceber. No dia seguinte, recebe a notícia que um jovem desconhecido é encontrado no coreto próximo ao local da apresentação e levado para um hospital. Quando acorda, ele não se lembra de nada, apenas chama pelo nome dela. Ele, o belo e misterioso rapaz de olhos azuis, é exatamente o que Alícia precisa evitar. Porém, a aproximação entre os dois se torna inevitável quando ela descobre que sua avó, Cecília, tomando conhecimento do caso, hospedou-o e ainda lhe deu o nome de Sebastian. Preocupada, Alícia pede que sua avó o afaste de casa, antes que a situação traga problemas para sua família e para o seu namoro com Theo. Percebendo a relutância da avó e incomodada com a proximidade cada vez maior de Sebastian, Alícia decide apressar o noivado com Theo, para a satisfação de seus pais, que veem com bons olhos um casamento entre duas famílias tradicionais gregas. Só que, aos poucos, ela começa a descobrir uma intensa atração pelo rapaz desconhecido, que a levará a entender, enfim, o mistério que o envolve, a resgatar histórias do passado e a tomar importantes decisões para o futuro.

Alícia Mastropoulos apesar de se considerar brasileira e não grega sempre seguiu todos os costumes de seu povo, menos um, fazer faculdade de música. Aos 21 anos ela conseguiu chegar ao posto de Spalla, o mais importante da orquestra, e está noiva de Theo, um grego de família importante e bem vista.
Sua vida era tocar violino, instrumento que aprendeu com seu avó e grande violinista Amadeus Mastropoulos, trabalhar no restaurante grego de seus pais e manter o relacionamento com Theo. Até que ela recebe uma ligação do Hospital da Lagoa dizendo que havia um homem que foi encontrado nú e falando seu nome, rapidamente Theo lhe vem a mente e ela corre para o hospital, porém quando chega lá não é Theo que encontra e sim um desconhecido.

"-Acho que eu gosto de você desde antes de lhe conhecer." - Página 91


Com sua vida posta a prova Alícia terá que fazer escolhas e tomar decisões definitivas. A música nunca foi tão importante quanto agora e errar a última nota não é uma opção.

" Quando você toca, você faz música. Quando você acredita você faz mágica." - Página 150

No começo do livro pensei que seria apenas um romance, muito bonito, mas ainda sim um romance; não poderia estar mais enganada! O livro trata de coisas muito além do romance, como relações familiares, tradições e até que ponto uma pessoa vai por seus sonhos, além de amizade.
O modo como os personagens coadjuvantes são tratados é ótimo porque nos permite conhecer um pouco mais a Carol e a  D.Cecília que são personagens que eu adorei.
Em um primeiro momento acreditei que a narração em primeira pessoa, narração esta que eu menos gosto, iria atrapalhar a história e influenciar negativamente em eu gostar do livro,mas, ao longo da história percebi que não havia outro modo dela ser contada porque é o que a Alícia sente, o que ela vê que muda tudo e não como o mundo é. Além do fato que em muitos momentos, várias coisas não poderiam ser feitas ou expostas se não fosse a própria Alícia que nos contasse.
A cultura grega, uma das minhas favoritas, aparece durante todo o livro com detalhes e explicações o que torna tudo ainda mais interessante, porque além de você estar envolvida pelo romance acaba por se envolver também uma nova cultura.
Eu nunca fui ao Rio de Janeiro, onde se passa a história, mas depois de ler o livro creio que não ficaria tão perdida, já que há uma preocupação em identificar cada local e descreve-lo.
Sebastian é o prato principal do livro, pois a cada minuto você se delicia com uma descoberta sobre ele ou o modo como ele age. Por vários momentos me peguei pensando " mas um homem não age assim" e então me lembrava de que ele não se lembrava de nada, isso quer dizer que não possuía a maldade, o preconceito e tantas outras coisas de homens comuns.
Uma das preocupações que tinha em relação ao livro era de como a história seria enlaçada em vista de que é escrita por duas pessoas, porém devido a forma como ele foi escrito não existe uma parte se quer que não seja enlaçada a todo o contexto do livro.
Sem mais delongas é um livro que eu dou nota máxima, pois de "bônus" tem capítulos curtinhos e um ritmo acelerado que me fez demorar menos de um dia para ler. Por isso ele fica sendo minha dica para dar de presente de boas festas.
Beijos!

2 comentários:

  1. Larissa, sua lindaaaa!

    Obrigada pela resenha espetacular, pelas palavras carinhosas, pelo jeito tão sereno com leu e aborveu a história de Alícia e Sebastian.
    Fiquei feliz demais com suas impressões!

    Mil beijos,

    Lu
    www.lupiras.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu!
      Imagina eu que preciso agradeçer a você a ao Felipe pelo livro lindo!!
      Beijões!

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário! Volte sempre!